Uma História de Sucesso

O Grupo Rio do Peixe iniciou suas atividades em 1979, quando o jovem empresário José Gonzaga Sobrinho "Deca" deixou o emprego onde trabalhava desde a adolescência, para iniciar as atividades de sua própria empresa. O nome Rio do Peixe foi inspirado na região onde o Sr. Deca nasceu e seu ingresso no mercado iniciou numa pequena mercearia no centro de Cajazeiras, principal cidade do sertão da Paraíba, próxima à divisa com o Ceará. Quatro anos depois, o Rio do Peixe iniciou um arrojado projeto de expansão de suas atividades, passando a atuar como atacadista e distribuidor, atingindo toda a região do sertão da Paraíba e já introduzindo a marca Rio do Peixe nos mercados de estados vizinhos, como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde ao longo dos anos se tornou a maior empresa do segmento na região nordeste, segundo o ranking ABAD – Associação Brasileira Atacadista Distribuidores.

A postura inovadora de trabalho do Rio do Peixe possibilitou o crescimento rápido da empresa, com abertura de filiais e coligadas nos estados já atendidos e também no Piauí. Em meados da década de 90, o Grupo Rio do Peixe transferiu seu centro administrativo e financeiro para Campina Grande começando a consolidar-se como referência do setor atacadista no mercado nordestino. A adoção de táticas modernas de venda e o investimento maciço na tecnologia, expansão e reciclagem permanentes de sua equipe de vendedores deram ao Grupo Rio do Peixe o diferencial que o fez conquistar definitivamente a liderança no setor, atingindo hoje, nos cinco estados onde atua mais de 15 mil clientes, através de uma equipe de 290 vendedores.

A estratégia atualmente desenvolvida pelo Grupo Rio do Peixe para manter e ampliar sua carteira de clientes e a abrangência de seus negócios está centrada na fuga do posicionamento de "low price" praticado por setores do mercado atacadista, buscando trabalhar com competência para atender com o máximo de eficiência seus clientes, maximizar os resultados para seus fornecedores, crescer e desenvolver seus próprios negócios.

A partir deste conceito, o Grupo Rio do Peixe instituiu várias empresas em diversos ramos de atuação realizando um plano de ação que tem como bases principais aumentar o foco em linhas de produtos mais eficientes, consolidar parcerias, reduzir o portifólio, privilegiar marcas de maior valor agregado, instituir sistema de acompanhamento e incentivos e montar um trabalho voltado para o merchandising.

O resultado está sendo a melhoria no grau de satisfação dos clientes e fornecedores, o crescimento do fluxo de consumidores no PDV (Ponto de Venda), a exposição mais adequada de produtos e marcas nas lojas, o crescimento acentuado da positivação e o melhor direcionamento de todos em relação as oportunidades de negócios. São empresas pertinentes ao nosso grupo empresarial: Atacadão Rio do Peixe, uma empresa voltada para a distribuição de produtos de alto giro; Gonzaga Distribuidora, voltada para marcas e merchandising; Distribuidora de Bebidas Rio do Peixe com uma linha variada de bebidas e refrigerantes; Cristalina dos Alpes, indústria de água mineral,  River, concessionária da marca Volkswagen; Rio do Peixe Toys e Gifts, o melhor na linha de brinquedos e presentes; Tele Rio, a maior rede distribuidora da Paraíba de cartões e chips da TIM; Conectrio, revenda de aparelhos celulares e planos da TIM e Lojão Rio do Peixe, a melhor qualidade em móveis e eletrodomésticos.

Os resultados já começaram a aparecer e a expectativa, com a inauguração do CDRP - Centro de Distribuição Rio do Peixe e outras ações integradas, é que haja uma estabilização do crescimento proporcionado por estas estratégias, para as quais a nova estrutura física e operacional será imprescindível.